O uso de tintas, vernizes, primes e polidores à base d’água já é tendência mundial nas montadoras e melhores oficinas de reparação.
A linha à base d’água da PPG, chamada de Envirobase High Performance, foi lançada no Brasil em 2008 e está na terceira geração, atualmente composta por tintas para pintura lisa, metálica, perolizada e cores especiais de efeito, além de verniz e primer.
A linha tem 80% menos emissões de gases tóxicos do que as tintas convencionais, além de proporcionar melhor acabamento devido ao alto grau de fidelidade de cores. Já a linha Pró-1 é destinada ao preparo e operação da repintura.
Além de todas as vantagens, a repintura à base d’água aumenta a produtividade da oficina, com aplicação e cura mais ágeis, deixando o processo 15% mais rápido do que o procedimento com solvente e permitindo a entrega mais rápida do veículo ao proprietário.
CURIOSIDADE
A fabricante da tinta utilizada pela Stilo Reparação, a PPG, divulgou uma pesquisa sobre as cores mais populares do mundo em automóveis. Cerca de 21% dos carros ao redor do mundo foram fabricados na cor branca, superando o prata e preto, que empataram em segundo lugar com 20%. Especificamente na América do Sul, onde o Brasil tem enorme peso, o prata e o preto mantém a liderança, com 31% e 21% da preferência, respectivamente, com o cinza em terceiro lugar com 17,4%. O branco aparece apenas em quarto, com 16,1%, mas crescendo na preferência dos consumidores junto com o cinza, enquanto o prata e preto têm perdido terreno.